Página Inicial > Notícias > Santa Vitória coloca o desenvo...

15/10/2018 - SECTUR

Entre os dias 24 e 28 de setembro, Santa Vitória do Palmar sediou pela primeira vez a Semana do Turismo, uma ação realizada pela Prefeitura Municipal, COMTUR- Conselho Municipal de Turismo e FURG. A semana foi dividida em dois momentos: o VII CITES- Congresso Internacional de Turismo do Extremo Sul e a I Conferência Municipal de Turismo. No dia 24 foi oficialmente aberto, no Campus da FURG, o VII CITES, ocasião na qual estiveram presentes o vice-prefeito Sidney Nunes das Neves, Fabiane Simione, diretora do Campus da FURG de Santa Vitória do Palmar, Lígia Dalchiavon, presidente do VII CITES, coordenadora do curso de turismo e presidente do COMTUR, Marcelo Wojahn, turismólogo da SECTUR, Derocina Campos Sosa, diretora do ICH e Lucimari Pereira, presidente da Comissão Científica do VII CITES.

Após saudar os presentes e elogiar a iniciativa, Sidney enfatizou sua crença de que a região possui uma potencialidade enorme na área do turismo através da cultura e da história e da existência de campus paleontológicos e de atrativos naturais presentes no município, que devem ser trabalhadas com afinco tanto pela gestão municipal quanto pela universidade, mantendo sempre o diálogo aberto com a comunidade. O vice-prefeito destacou ainda que para a atual gestão o papel do poder público deve ser o de facilitador para esse tipo de evento que, além de aproximar o turismo da comunidade leiga ainda possui potencial transformador. Durante três dias, os inscritos no VII CITES participaram de oficinas, minicurso, palestas e atividades culturais desenvolvidas por profissionais das áreas em pauta locais e de outros municípios.

Já nos dias 27 e 28 de setembro, na Câmara de Vereadores, aconteceu a I Conferência Municipal de Turismo, organizada pela parceria entre COMTUR- Conselho Municipal de Turismo e SECTUR- Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo. Durante a abertura da Conferência, o prefeito municipal Wellingon Bacelo destacou a importância de tal evento, afirmando que seu governo acredita que o turismo não só pode, como seve, ser uma ferramenta para o desenvolvimento regional, pois através dele se fomenta tanto a cultura municipal e da região como a economia e a geração de renda e emprego. Assim como também foi mencionado na abertura do CITES, a necessidade de aproximar o poder municipal dos estudantes e da comunidade para que as potencialidades turísticas de Santa Vitória do Palmar sejam trabalhadas de forma sustentável e eficiente também foi frisada por Bacelo.

No primeiro dia, a Profª. Drª. Ligia Dalchiavon, presidente do COMTUR, regiu o painel “O que é o COMTUR”, apresentando os conselheiros e o estatuto que rege o Conselho de forma a informar a comunidade sobre sua atuação no setor do turismo e também apresentou a página do COMTUR no Facebook, um canal de comunicação com a comunidade,capaz agora de acessar o que vem sendo feito e de fazer sugestões críticas sobre o que vem sendo desenvolvido na área do turismo. Após o painel, aconteceu o grupo de discussão “Pertencimento e potencialidades turísticas em SVP”, no qual foi abordado a importância de se trabalhar o turismo internamente, percebendo o fomento da identidade turística de Santa Vitória e o pertencimento da comunidade como fatores essenciais para a construção da imagem da cidade como potência turística. À noite, foi a vez de Dener Lipert, CEO da V4 Company ministrar a palestra “Marketing orientado a resultados”, mostrando uma nova visão a respeito do tema e de como a imagem do município pode ser explorada através de canais online.

No dia seguinte, foi realizado “O que é Plano de desenvolvimento turístico e inventariação turística”, painelcom a Profª. Drª. Ligia Dalchiavon e com a Turª. Me. Raphaella Costa Rodrigues, no qual buscou-se informar e debater com a comunidade sobre a necessidade dese traçar ações prioritárias que possam ser inseridas em um Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo, um planejamento estratégico que está sendo realizado pelo Município e que irá nortear de forma gradualo desenvolvimento na área.A seguir Marcelo Wojahn ministrou a oficina “O que é o CADASTUR”, seguido pelo grupo de discussão com o eixo “Empreendedorismo”, ambos momentos voltados para o diálogo com o prestador de serviços turísticos.

Finalizado o grupo de discussão, Rodrigo Segóvia, Turismólogo e Secretário de Turismo de Jaguarão apresentou a palestra “Caminho de Santiago de Compostela: um relato de experiência”, no qual além de recontar sua viagem, trouxe contribuições sobre maneiras de alavancar o turismo de forma sustentável, inserindo a comunidade como agente ativo do processo. Segóvia participou ainda do grupo de discussão “Políticas Públicas e Governanças”, momento que encerrou com sucesso a I Conferência Municipal de Turismo de SVP.