Página Inicial > Notícias > SECTUR realiza Semana dos Muse...

14/05/2018 - SECTUR

Durante toda a última semana, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação e com o curso de Turismo da FURG, promoveu eventos alusivos à Semana Nacional dos Museus, uma temporada cultural que acontece em todo o Brasil entre os dias 14 e 20 de maio e que é incentivada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As ações iniciaram no dia 14 com a abertura do evento no mini – auditório da FURG, na qual a secretária da SECTUR Maria Rosário Torres, a secretária de Educação Janaína Souza e a chefe do Governo Inês Lemos destacaram a importância da parceria firmada com a FURG para a promoção de ações sociais e culturais enquanto Jamil Pereira, supervisor do Museu Municipal Coronel Tancredo Fernandes de Mello, afirmou que a iniciativa é uma forma de reforçar a identidade cultural do município, pois expõe e divulga as riquezas únicas de Santa Vitória do Palmar.
Após a abertura foi realizada a palestra "História pré-colonial do extremo sul brasileiro: trajetória humana e o povoamento dos Campos Neutrais” com o palestrante Marion Borges Pestana que focou na constituição histórica e nas Peculiaridades do município. Nos dias 15, 16, 17 e 18, pela manhã e pela tarde, alunos de 5 escolas da rede municipal de ensino participaram de pequenas palestras ministradas pelo diretor do Museu Municipal Coronel Tancredo Fernandes de Mello, Jamil Pereira e ainda de visitas guiadas feitas pelo grupo PET-Turismo da FURG ao Museu Municipal e ao Centro Histórico da cidade, localizado no entorno da Praça General Andréa. Jane Greque, da Secretaria de Educação, ressaltou a relevância do projeto que une educação, cultura, história e turismo, afirmando que a participação das crianças é fundamental para que a comunidade se aposse e cuide do patrimônio municipal e que com as visitas as crianças poderão levar a cidade para dentro da escola, trabalhando o município da sala de aula.
Já no sábado, dia 19, será a vez dos alunos do curso de Bacharelado em Turismo da FURG realizarem visita guiada às estâncias históricas do município. De acordo com o turismólogo da Prefeitura Municipal, Marcelo Wojahn, a importância para a formação do profissional de turismo deste tipo de iniciativa se encontra em vivenciar na prática aquilo é que estudado na faculdade, possibilitando ao futuro profissional avaliar a potencialidade do atrativo como ponto turístico.
Toda a programação foi elaborada com cuidado e buscou estimular a população a conhecer e frequentar esses espaços de fomento e de preservação cultural, que são os museus, e refletir sobre suas funções sociais, assim como sobre o patrimônio municipal. A participação da comunidade escolar e da comunidade acadêmica é uma forma de multiplicar o conhecimento histórico e cultural de uma cidade tão rica nesses quesitos como Santa Vitória do Palmar, esperando ainda que esse conhecimento desperte uma sensação de pertencimento que leve o cidadão a cuidar da cidade.