Página Inicial > Notícias > Santa Vitória participa da Sem...

05/09/2018 - SMED

Entre os dias 11 e 15 de setembro Santa Vitória do Palmar receberá a presença do Caminhos do Faróis para a realização da Semana Mares Limpos, iniciativa criada pela ONU - Meio Ambiente e que busca conscientizar sobre o crescimento da poluição nos oceanos e os problemas advindos dessa situação. Este é o segundo ano que o Caminho dos Faróis participa dessa campanha no município, campanha que contará ainda com a presença da Secretaria de Educação, da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e do grupo Pet-Turismo da Furg.

No dia 13as atividades acontecem E.M.E.F. José Bernardino de Souza Castro, na Praia da Barra. Às 18 horas a professora Hélia Alice dos Santos, de Santa Catarina, fará a apresentação do projeto Pró-Crep, uma experiência de sucesso de reciclagem do lixo no município de Palhoça e, após a apresentação, será feita palestra sobre o contexto do lixo na cidade com o supervisor do Departamento de Proteção ao Meio Ambiente Everton Olenes Correa. No dia 14, também a partir das 18 horas, as duas atividades acontecem na E.M.E.F. Cel. Álvaro de Carvalho, na Praia do Hermenegildo.

As E.M.E.F. das praias ainda receberão materiais educativos elaborados pela arte educadora Janaína de Lima, entre eles um jogo pedagógico de temática ecológica, contendo elementos da geografia, fauna e flora local. De acordo com Janaína, as atividades voltadas para o contexto escolar são essenciais para que haja uma mudança efetiva nos hábitos das comunidades pois ao educar as crianças constrói-se novas perspectivas sobre o consumo caseiro, gerando uma transformação de atitude dentro da família.

A diretora Rosane, da E.M.E.F Álvaro de Carvalho, assegurou que a iniciativa do Caminho dos Faróis sempre poderá contar com o apoio da escola, posto que o problema do acúmulo do lixo é algo que deve ser discutido e trabalhado desde a infância. Já a diretora Adriana, da E.M.E.F José Bernardino, ressaltou que a escola sempre se engaja em projetos voltados para a preservação ambiental e a conservação das praias principalmente por estar localizada em um local turístico que vivencia o problema dos resíduos largados na orla e, assim, busca incutir nos alunos a importância de passar para a comunidade local e para os turistas a necessidade de proteger o meio ambiente. A diretora disse ainda que no dia 14 pela manhã todos os alunos da escola, desde o maternal até o nono ano, acompanhados da comunidade da Barra, farão parte de um mutirão de limpeza da orla

No dia 15, o Caminho dos Faróis conta com a presença de toda a comunidade para participar de uma ação de limpeza da praia entre os balneários do Hermenegildo e Barra do Chuí. Após a limpeza, todos os resíduos coletados serão pesados e catalogados e esses dados enviados para a ONU - Meio Ambiente, com o fim de monitorar o lixo no planeta.