Página Inicial > Notícias > SMOSU sedia seminário

22/08/2018 - SMOSU

No final deste mês, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, estará realizando o I Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho e Prevenção de Acidentes. Esse tipo de formação era algo muito desejado pela Secretaria e pelo governo Bacelo, não apenas por ser essencial para o cuidado físico e mental dos servidores, mas também como uma forma de valorizar os profissionais responsáveis pela tarefa de reconstruir a cidade e que não recebiam esse tipo de incentivo há vários anos. A proposta um projeto-piloto que será depois implementado em todas as secretarias.
  Durante a manhã do dia 31, acontecerão duas palestras, uma voltada para a saúde do trabalhador e outra voltada para a segurança no trabalho. Gabriela Meireles, enfermeira com especialização em Saúde Mental pela Ufpel e em Enfermagem do Trabalho pela Ucpel discorrerá sobre doenças ocupacionais e dependência química enquanto Edilon Rocha Saija, técnico em segurança do trabalho, falará sobre equipamentos de proteção individual e sobre as normas reguladoras que os regem. De acordo com Camila Vilela, técnica em segurança do trabalho da Prefeitura Municipal, o evento visa disseminar informações relacionadas à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais e ainda promover a conscientização dos trabalhadores sobre esses temas, despertando nos servidores atitudes prevencionistas.
Vilela explicou que a escolha da SMOSU como palco do projeto-piloto se justifica pelo fato se ser essa secretaria a que tem maiores riscos referentes a área de segurança do trabalho, necessitando constante capacitação e aprimoramento. Para ela “É preciso não só implantar a segurança do trabalho e dar condições, fornecendo os equipamentos de proteção individual e cobrando seu uso mas, principalmente, instruindo os trabalhadores sobre a importância de seu papel”.