Página Inicial > Notícias > Secretaria de Saúde promove ca...

15/08/2018 - SMS

A Secretaria Municipal de Saúde está neste mês realizando a Campanha contra a Poliomielite e Sarampo, que tem como público-alvo crianças de 1 ano e menores de cinco. Durante este período a vacina contra a poliomielite estará disponível para toda a comunidade em todos as Unidades de Saúde enquanto a contra o sarampo é disponibilizada de segunda à sexta no Postão e na Policlínica.
Nas outras Unidades de Saúde, a vacina contra o sarampo segue o seguinte cronograma: Na segunda a vacina é disponibilizada nas Unidades de Saúde da Cohab, do Porto e do bairros Donatos; na terça na unidade da Vila Jacinto e da Brasiliano; na quarta, a vacina pode ser encontrada no posto do Hermena e do Espinilho; na quinta na unidade da Barra. Da Brasiliano e da Vila Jacinto; na sexta, a vacina estará disponível nos postos da Cohab, Artilina, Salso e Curral Alto.
Ainda, para marcar o dia, a Secretaria também realizará nos dias 18 e 19 o Dia D contra a Pólio e o Sarampo, levando a Unidade Móvel de Saúde no primeiro dia ao interior e no segundo às praias e ao Praça General Andréa. Saindo às 8 horas da cidade, a Unidade Móvel percorrerá o interior, na seguinte ordem, Vila Azul, Espinilho, Granja Mangueira, Vila do Manuel, Vila Anselmi e Kariri e no dia seguinte, também com saída às 8 horas, primeiro a praia do Hermenegildo seguida da praia da Barra. Às 14 horas do domingo, a Unidade irá para a Praça General Andréa e atenderá as crianças em busca de vacinação. Para receber a vacina no município basta levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS. É importante que a comunidade se organize para levar suas crianças para a vacinação, lembrando sempre que a Campanha se estenderá até o 31 de agosto nos postos de saúde locais.
Outra ação da Secretaria relacionada à prevenção aconteceu na quarta-feira, 15 de agosto: a comemoração de aniversário dos 8 anos do Grupo de Caminhada da ESF- Estratégia de Saúde da Família -da Vila Jacinto. O grupo, que conta com a participação de uma média de 17 pessoas, realiza duas vezes da semana caminhadas matinais. O sucesso da iniciativa, de acordo com o enfermeiro responsável pela UBS, é a qualidade e a diversidade do trabalho realizado, que busca fazer do usuário da Unidade parte ativa da comunidade, objetivo este compartilhado pelo Secretário de Saúde, Giordano Pereira, que explicou que existe um foco em aproximar o usuário da ESF, visando a prevenção através da atividade física e de bons hábitos de saúde. O secretario ainda contou que os resultados têm se mostrado positivos e assim, este tipo de ação deve sempre ser fomentada.