Página Inicial > Notícias > Evento discute relações fronte...

17/07/2018 - GERAL

Durante o dia 17 de julho muitas autoridades federais, estaduais e municipais se dirigiram à cidade do Chuí para participar da XX Reunião do Comitê da Fronteira Chuy-Chuí- Santa Vitória do Palmar e, lá, debateram soluções comuns para as principais questões de interesse das comunidades de fronteira. O evento objetivou a promoção da cooperação entre as áreas fronteiriças, sua troca de experiências e a viabilidade aperfeiçoamento de instrumentos jurídicos e procedimentos vigentes que pudessem beneficiar ambos países.
Seis eixos pautaram os debates: áreas de controle integradas, cooperação judicial e policial, saúde, política sociais e assuntos trabalhistas, educação , formação profissional e cultura, meio ambiente e saneamento e Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar enviou representantes de forma que cada grupo de discussões contasse com a participação e com a contribuição local, fortalecendo o vínculo histórico existente entre o município e o Uruguai.
Estavam presentes na conferência a chefe de Governo Elisa Rotta, as secretárias de Educação, Janaína Souza e de Esporte, Cultura e Turismo, Maria do Rosário Torres, o secretário de Saúde Giordano Pereira, a assessora da SECTUR, Heloísa Moreira e da secretaria de Planejamento, Roberta Azambuja Calvete e também o supervisor do Departamento de Meio Ambiente Everton Olenes Corrêa.
Ao final da reunião, Rotta declarou que este tipo de iniciativa é essencial para que seja desenvolvido o estreitamento das relações entre Brasil e Uruguai na região de fronteira e, no caso específico de Santa Vitória, representa um avanço em direção a uma colaboração mais ativa entre o município, reativada recentemente durante a crise de combustíveis enfrentada no Brasil no mês de maio. A chefe de governo afirmou ainda ter ficado contente com a participação e com o engajamento tanto de representante vitorienses quanto do Uruguai e acredita que a reunião trará benefícios concretos para esta região que compartilha de tantas características, mas que é separada por procedimentos legais e ideológicos que acabam por atravancar a mobilidade entre os dois países.