Página Inicial > Notícias > Santa Vitória do Palmar sedia ...

27/06/2018 - SECTUR

A Câmara Municipal de Vereadores vitoriense foi palco entre os dias 27 e 29 de junho da I Conferência Municipal da Cultura, um evento idealizado e realizado pela Prefeitura Municipal – SECTUR e Conselho Municipal de Cultura. A iniciativa propunha debater de forma participativa e democrática as diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Cultura e discutir tópicos relacionados ao fomento à cultura e à preservação de patrimônio. O encerramento da iniciativa aconteceu no dia 30, sábado passado, a partir das 15 horas na Praça General Andréa.
A primeira noite iniciou com a exposição sobre o que é cultura do filósofo, ator e diretor teatral Joca Dávila e, após a palestra, outras três foram ministradas: “Sistema Nacional de Cultura”, com a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Gravataí, Fernanda Batista de Fraga e com a filósofa Lauren Fabiane Rodrigues Neves; “Fronteira e Cultura”, com o professor da Furg Dr. Felipe Kern Moreira; e, por fim, “Gestão do patrimônio em Pelotas – das primeiras ações aos instrumentos atuais de preservação”, com a arquiteta Liciane Machado de Almeida.
Na noite seguinte, cujo tema era Formação cultural e fomento à Cultura, foram apresentados os trabalhos dos mediadores João Schmidt, produtor cultural, Cláudia Schwab e Fernanda Batista de Fraga, Secretária de Cultura de Gravataí e organizados os Grupos de Trabalho. No terceiro momento da Conferência, como o eixo Patrimônio, após a fala de Daniel Amaro, bailarino e coreógrafo, sobre cultura negra, a mesma dinâmica de apresentação dos trabalhos se seguiu, tendo como mediadores desta vez Jamil Corrêa Pereira, diretor do Museu Municipal, Marina Sannes, bacharel em Conservação e Restauro de Bens Móveis, Eluíse Campos, arquiteta e urbanista e Grupo PET/Turismo/FURG, Cláudia Schwab, turismóloga.
Em todas as noites, a Conferência foi iniciada e encerrada por alguma intervenção cultural. A primeira noite começou com a música de Orlando Sanchez e concluída com apresentação de dança do ventre coordenada pela professora Caiçara Corrêa; a segunda com uma intervenção cênica de Joca DÁvila e finalizada por um show de música popular brasileira levado ao público por Hilton da Costa Novo, conhecido na cidade como Gavião; já na última noite os trabalhos foram iniciados com Ariel Chaves, na gaita, e finalizados com a apresentação Dança Tribal de Marianni Nicoletti. Durante os três dias sediados na Câmara houve ainda mostra de artesanato e exposição fotográfica.
Um importante momento da Conferência foi a assinatura de um projeto de Lei de Proteção ao Patrimônio Histórico vitoriense pelo prefeito Bacelo durante a abertura. O projeto estabelece, entre outros significativos atos, a preservação não somente as fachadas públicas mas também de todas as características que formam e definem o estilo arquitetônico dos imóveis, a preservação e consolidação da Praça General Andrea e de seu entorno como o Centro Histórico de Santa Vitória do Palmar e ainda preservar a história dos primeiros proprietários e seus descendentes, considerando que foram personalidades do município, as quais fizeram parte de momentos marcantes e contribuíram para o desenvolvimento de diferentes áreas da sociedade.