Página Inicial > Notícias > Meio ambiente é pauta em event...

21/06/2018 - SMED

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar realizou grande evento entre os dias 18 e 21 de junho, em uma parceria entre Secretaria de Educação e o Departamento de Meio Ambiente, que teve como cerne da discussão formas sustentáveis de resolver os problemas sócio – ambientais na comunidade. Nos meses anteriores à Semana, um grupo formado por representantes das entidades organizadoras fizeram visitações nas escolas municipais para tirar dúvidas e fazer o monitoramento do progresso dos projetos que, desde o mês de abril, já vinham sendo trabalhados.

Nesse período, professores das diversas áreas debateram e problematizaram tópicos que afetam o planeta e a comunidade, promovendo a ação dos alunos e sua formação como cidadãos conscientes e os sensibilizando, assim como aos pais e equipes diretivas, para uma prática de acordo com o bem-estar ambiental através de iniciativas interdisciplinares.

Durante a manhã do dia 18, aconteceu a pré-abertura da ação, na qual autoridades e alunos da educação infantil se reuniram na sede da APAE para prestigiar a iniciativa e fazer a visitação dos projetos que valorizaram a preservação ambiental com a criação de hortas, arborização e revitalização de espaços desenvolvidos pela APAE e pelas E.M.E.Is. Já no dia 20 foi feita a abertura oficial no Ginásio Cardeal, na qual o vice-prefeito Sidney Nunes das Neves ressaltou a necessidade de, desde a mais tenra idade, envolver as crianças na preservação ambiental e de estimular hábitos de cidadania ecológica nos alunos do município.

Nos dois dias de apresentações no Cardeal, 15 escolas mostraram suas propostas, trazendo para a comunidade escolar não apenas novos olhares sobre os problemas encontrados ao seu redor mas também soluções eco-suficientes para elas, tais como a realização de mutirões de limpeza do entorno das escolas, criação de vídeos educativos, incentivo ao cultivo de ervas medicinais, reutilização de pneus para organizar canteiros e também como uma forma alternativa de canalização de valetas. Ao final do evento, a Secretária de Educação, Janaína de Souza, afirmou estar orgulhosa da participação ativa mostrada pelas escolas e E.M.E.Is municipais.