Página Inicial > Notícias > Prefeitura incentiva formação ...

23/04/2018 - SMED

No dia 23 de abril três cursos de formação continuada de professores aconteciam na Escola Castelo Branco em virtude da adesão da Secretaria de Educação ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. As formações de 60 horas presenciais, cujo último encontro será no mês de junho, foram direcionadas a diferentes áreas da educação municipal e oportunizam momentos de reflexão sobre as práticas nos mais variados níveis, além da troca de experiências e da atualização que cada encontro proporciona aos professores da rede municipal.

Os formadores e articuladores do novo Mais Educação, programa de turno inverso que funciona como um reforço pedagógico com atividades lúdicas e atua em quatro escolas do Município, priorizou a discussão sobre como trabalhar a interdisciplinaridade na sala de aula enquanto que os professores de letramento focaram na alfabetização matemática, levando novos olhares, novas práticas, novos recursos e novas possibilidades para a reunião. Já no encontro dos cerca de 30 docentes de Educação Infantil se discutiu tópicos como currículo, trabalho com crianças através de brincadeiras e ainteração entre professor e aluno, através da exposição de experiências, dúvidas e incertezas em uma verdadeira troca de conhecimentos direcionada para a melhorariado trabalho diário nas escolas do município

De acordo com Jane Greque, funcionária da SMED, esta formação é basicamente “o melhorar da prática pedagógica dentro da sala de aula, procurando maneiras melhores e mais fáceis de trabalhar na sala de aula, de forma que o trabalho não se torne maçante nem para o professor nem para o aluno”. O governo municipal acredita que este tipo de iniciativa é essencial para o sucesso do trabalho do professor, agregando várias abordagens, diversificando e qualificando as práticas pedagógicas além de motivar os professores a superar os desafios do ano letivo.