Página Inicial > Notícias > Encontro de Ovinocultura incen...

13/04/2018 - SMAG

O Parque de Exposição do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar sediou nos dias 12 e 13 de abril o 11º Encontro Regional de Ovinocultura da Pecuária Familiar, evento que ocorre anualmente em uma das 22 cidades credenciadas a EMATER. O evento foi organizado por uma parceria entre Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar, EMATER RS-Ascar, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Vitória do Palmar, Núcleo de Criadores de Ovinos de Santa Vitória e do Chuí e Consulado do Uruguay no Chuí-Brasil.
Durante a abertura do evento, fizeram parte da mesa Sidney Nunes das Neves, vice-prefeito de Santa Vitória, Roberto Carlos Silveira, Secretário de Agricultura municipal, Rodrigo Rizzo, Coordenar Estadual das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Francisco Schardong, Diretor Administrativo da FARSUL, Olga Falco Elizondo, Cônsul do Uruguai no Chui, Marco Petruzzi, Presidente do Núcleo de Criadores de Ovinos de SVP e Chuí, Tarcísio José Minetto, Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Marco Antonio, Prefeito do Chuí, Eduardo Coutinho, presidente do Sindicato Rural de SVP, José Olascuaga , representante do MEGAP Uruguai, Sérgio Gonzaga, representante da Embrapa Pecuária Sul, Ronaldo Maciel, Gerente Regional Adjunto da Emater -Pelotas e Marco Antônio Boa Nova, Presidente da Câmara de Vereadores
A expectativa de grande público foi justificada quando criadores, comerciantes, artesãos e interessados na produção e nos produtos oriundos de ovinos compareceram em peso ao local do encontro, num evento que acolheu um público de mais de 300 pessoas e que contou com a presença, além da dos criadores do município e do Chuí, de mais 11 cidades da zona sul do estado.
O encontro apresentou uma programação voltada ao estímulo da produção com mesa redonda sobre o tema “Políticas públicas e perspectiva da Ovinocultura”, cujos palestrantes foram Dr. José Tadeo, Dr. Daniel Barrios, Dr. José Olascuaga, Dr. Tarcício José Minetto e Dr. Rodrigos Ramos Rizzo, além de minicurso e oficinas. Um dos pontos altos do evento foi o concurso de borregas que teve início na manhã do dia 13 se estendendo até a tarde, no qual 144 animais foram inscritos para a disputa de prêmios em 7 categorias.
Ainda na tarde do dia 13 aconteceu o concurso de artesanato, julgado por Siv Göransson, Elisabeta Neitzke e Cléia Bet Jarondina, que contou com 40 expositores concorrendo a prêmios em 7 categorias. Destaque para a participação de expositores do Uruguai e outros 4 artistas uruguaios que participaram da mostra “Majaderías”, sedimentando a participação hermana na ação.
Roberto Carlos da Silveira, secretário de Agricultura e Janete Basso Costa, representante da EMATER, destacaram a importância da participação e do interesse demonstrado pela Cônsul do Uruguai, dra. Olga Falco Elizondo que ajudou a fazer do 11º Encontro de Ovinocultura da Pecuária Familiar, pela primeira vez, um evento binacional. O Presidente do Núcleo de Criadores de Ovinos, Marcus Petruzzi, sublinhou a importância do intercâmbio que ocorreu na parte técnica e de artesanato entre os dois países enquanto Eduardo Coutinho Rodrigues, presidente do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar percebeu o evento como um sucesso acima do esperado, tanto pela participação popular quanto pela organização e alcance do Encontro.
Basso Costa ressaltou a relevância do evento para a região por haver trazido visibilidade os para os produtores de ovinos ao mesmo tempo em que buscou mostrar para o pecuarista familiar o seu potencial e o potencial da produção de ovinos como atividade econômica. Para o pecuarista familiar, aquele que explora até 300 hectares e cuja renda é de 70 % proveniente da produção pecuária, a atividade ovinocultura é ideal, pois além de ser necessário uma área menor, o retorno monetário é mais rápido e a demanda da carne ovina, especialmente do cordeiro, é altíssima, como explicou a representante da EMATER.
Já o secretário Municipal de Agricultura, afirmou que o impacto da feira para o município foi muito positivo, pois teve um forte impacto na economia atraindo o interesse de produtores de outros municípios. Roberto Carlos relembrou a tradição da cultura da criação de ovinos do município assim como o renome pela qualidade da carne ovina de Santa Vitória do Palmar, afirmando que o evento veio ao encontro da necessidade de ações voltados para a pecuária familiar, nas quais o produtor possa trocar experiência e ainda se informar sobre novas perspectivas do mercado.

Confira abaixo a relação dos premiados:
Concurso de Artesanato
Fiação: Rita de Cássia Chaves, Jaguarão