Página Inicial > Notícias > CRAS realiza atendimento à pop...

04/04/2018 - SMASC

Os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS funcionam como o ponto de entrada da Assistência Social, oferecendo serviços cujo objetivo é a consolidação do vínculo entre famílias e comunidade. Em Santa Vitória do Palmar este espaço se localiza na rua Gustavo Adolfo Farias, nº 418, no bairro Jacinto e lá, a equipe formada por duas assistentes sociais, uma psicóloga, três agentes sociais, um cadastrador, uma oficineira e uma recreacionista oferece atividades realizadas em grupos para idosos, deficientes, mulheres, crianças e adolescentes e para gestantes.

Após o acolhimento, o CRAS faz o encaminhamento do cidadão ao órgão responsável com base na necessidade, trabalhando não apenas no Centro mas com toda a máquina pública, ou o insere em grupos nos quais há a troca de experiência e nos quais são trabalhados temas como descriminação, preconceito, gravidez na adolescência, etc., ou como explica Paula Pereira, coordenadora da equipe, “temas que vão produzir algo, que fazem os participantes refletirem”.

A equipe do CRAS apoia ações comunitárias através da realização de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, promovendo o fortalecimento da autonomia do cidadão e das famílias em situação de vulnerabilidade social. Parte importante do Centro, é ofertado no CRASo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) no qual cada agente social é responsável por um Paif e no qual são abordados assuntos diversos e relevantes nos grupos de apoio. Ainda no CRAS, os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Apenas no mês de março, um total de 212 atendimentos particularizados e 83 visitas domiciliares foram feitas pelo CRAS e 9 famílias foram cadastradas em programas sociais enquanto o Paif fez o acompanhamento de 95 famílias e 05 novas famílias passaram a contar com este acompanhamento. De acordo com o prefeito Wellington, o papel do CRAS e da Assistência Social no município é essencial, pois aqueles que estão em situação de vulnerabilidade na cidade não podem ser esquecidos e devem receber todo o suporte que o Município pode ofertar.