Página Inicial > Notícias > Retorno às aulas no município ...

26/02/2018 - SMED

O início do calendário escolar 2018 foi introduzido por um ciclo de palestras organizado pela Secretaria de Educação e desenvolvido para os trabalhadores escolares, abrangendo equipe diretiva, funcionários em geral, professores e monitores. O público não desapontou e mais de 750 pessoas compareceram no CTG Rodeio dos Palmares em cada noite do evento, que também foi prestigiado pelo corpo de secretários municipais.

Durante cerimônia de abertura, 26 de fevereiro, a secretária de Educação Janaína de Souza destacou a importância de cada funcionário para o bom funcionamento do sistema escolar e prometeu buscar soluções para problemas que venham ocorrer, não apenas como secretária da pasta, mas como colega de profissão.

O palestrante do primeiro dia do ciclo, Ramão da Costa Chagas, ministrou “Motivando todos para a qualidade no trabalho e relações humanas”, destinada à Equipe diretiva de EMEFs, EMEB e EMEIs e SMED, CRAEE e APAE pela manhã e às14 horas para funcionários em geral ligados à rede escolar. À noite, Chagas, mestre em neurolinguística e terapeuta holístico, abordou o tema “Mentes disciplinadas criando soluções inteligentes”, cujo público - alvo foram os professores, monitores, equipe diretiva, SMED, CRAEE e APAE.

Também para esse público foi concebida a palestra “Educação inclusiva e prática pedagógica”, ministrada por Lidiane Bilhalva Rodrigues, educadora especial na área de deficiência visual no dia 27. Já na última noite, o evento iniciou com Leandra Soares Teixeira e mais representantes da OAB vitoriense contanto sobre as propostas do projeto “OAB vai à escola”, seguido de “Gestão Pública”, de Elisa Porto Rotta e “Meu notável corpo docente”, dramatização de Pedro Delgado. A chefe de governo Elisa Rotta destacou em sua apresentação o poder da escola como modificador social democrático e a relevância da participação dos pais e familiares na vida escolar, enfatizando ainda a necessidade de responsabilidade e de comprometimento dos gestores escolares com a comunidade e com a escola.