Página Inicial > Notícias > Um dia dedicado à educação fis...

01/11/2017 - SMF

O Grupo de Educação Fiscal santa-vitoriense

Aconteceu no dia 1 de novembro, no Ginásio Cardeal, o II Festival Mergulhão é Cidadão, um evento voltado para a conscientização dos jovens cidadãos de Santa Vitória do Palmar. A iniciativa da Prefeitura Municipal uniu a Secretaria Municipal da Fazenda a Secretaria Municipal de Educação e representou o encerramento de um ano repleto de palestras, cursos e ações coordenadas pelo Grupo de Educação Fiscal, responsável pela organização de tais eventos.

Esta edição do festival abriu a oportunidade para categorias diversificadas de trabalho e premiou as seguintes modalidades: arrecadação de notas, esquetes, paródia, curta-metragem, tirinhas ou charges e redação, sendo que as quatro últimas modalidades tiveram como tema assuntos abordados pelo Programa de Educação Fiscal enquanto que as esquetes trataram a respeito da conscientização cidadã sobre tributos.

De acordo com Marizele Teixeira, membro da comissão organizadora, a ação, além de conscientizar o estudante, permite a cidade pontuar no Programa de Integração Tributária que visa incentivar e avaliar as ações realizadas pelos municípios relativas a arrecadação do ICMS. Já a professora Cristine Azevedo, também membro da comissão organizadora, enfatizou a importância de se estimular a cultura de acompanhamento e fiscalização da aplicação de recursos públicos, e sua ligação com a arrecadação de impostos, desde a idade escolar e que este tipo de programa representa um avanço na educação, usando situações cotidianas do aluno para fomentar o princípio de responsabilidade cidadã.

Participaram do Festival as escolas EMEF Bernardo Arriada, EMEF Maria Ramis, EMEF Castelo Branco, EMEF Francisco Osvaldo Anselmi, EMEF Osmarino Terra, EMEF Aresmi Tavares, EMEF Fernando Ferrari, EMEF José Bernardino de Souza, EMEF Getúlio Vargas, EMEF Oscar Machado, EMEF Brasilino Patela, EMEF Gumercindo Saraiva, EMEI Ademar Pereira, EMEI Brasiliano, EMEI Coxilha, EMEI Donatos, EMEI José Gorgerci, EMEI Ida Satte Alam e EMEI Jacinto.