SMAG realiza obras no Porto

06/06/2018 - SMAG

Após quase um mês de desenvolvimento do projeto e espera de liberação pela FEPAM, no dia 05 de junho foi dado início à ação de drenagem do canal da lagoa Mirim na zona do Porto. A obra contempla o desassoreamento de cerca de 1900 metros cúbicos de materiais como areia, solo desprendido de erosões e outros materiais levados pela chuva ou pelo vento que estavamsendo acumulados em uma parte da lagoa e que tornam difícil a navegação dos pescadores locais.

De acordo com o engenheiro responsável, Francisco Carlos Hernandes Borges, os órgãos ambientais autorizaram a escavação da área para a retirada de sedimentos que estavam impossibilitando a atividade da pesca, fonte de renda de cerca de 180 famílias locais, pois, há mais de 10 dias, os pescadores não conseguiam sair com seus botes para pescar, causando sério declínio na economia da classe.

O secretário de Agricultura e Pesca, Roberto Carlos da Silveira, mostrou segurança de que a obra, realizada com recursos próprios do município, beneficiará toda a região e trará mais oportunidade para os pescadores que desde o início da temporada de pesca reivindicavam a ação, alegando que fazia vários anos que não era feito o desassoreamento de nenhuma parte do canal. Ainda, segundo o secretário, o ideal é que seja feita uma manutenção anual para que, onde há o estrangulamento do canal, sejam retirados o excesso de materiais que acontece naturalmente para que haja navegabilidade para os botes de pesca.