SMED forma parcerias para o desenvolvimento do aluno como cidadão

30/05/2018 - SMED

A Secretaria de Educação vem realizando parcerias com outros setores da Prefeitura Municipal de Santa Vitória de forma a integrar a comunidade escolar com o município. Incentivada pelo Grupo de Educação Fiscal - Secretaria Municipal da Fazenda, a E.M.E.F Oscar Machado realizou no final de maio o I Feirão Fiscal, evento vinculado ao projeto A Educação Fiscal na Construção da Cidadania. Durante uma tarde, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar na prática, e com muita criatividade, temas como consumismo, controle de gastos e a importância da nota fiscal.

No pátio da escola, foram montadas barraquinhas de suco e bolo, loja de brinquedos e brinquedos infláveis, aos quais os alunos conseguiam acesso ao pagarem com moeda criada especialmente para o evento, em uma verdadeira troca comercial. Ao realizar a compra, os alunos recebiam a nota fiscal e aprendiam a importância dela a formação de cidadãos conscientes de sua participação na sociedade atual. O evento ainda contou com apresentação de circo com os professores da escola e de música.

O projeto da escola, cujo feirão foi apenas a primeira etapa, busca despertar nos alunos, por meio de diferentes atividades, a consciência social proporcionando de forma lúdica e coletiva situações de aprendizagem que permitam a construção do conhecimento sobre a Educação Fiscal, além de estimular a autonomia e a participação.

Já com o Departamento do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação vem trabalhando a Semana do Meio Ambiente, na qual as escolas do município apresentarão projetos que utilizem soluções ecoeficientes para problemas existentes na comunidade, sejam esses problemas sociais, estruturais, etc.