SMS busca soluções para o atendimento em saúde

27/04/2018 - SMS

O secretário municipal de Saúde, Giordano Pereira, se reuniu no final da semana passada, na Câmara de Vereadores, com o COSEMS Regional - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde - para debater com os seus pares as questões concernentes à saúde nos municípios. As reuniões acontecem uma vez ao mês em uma das 23 cidades que compõem o COSEMS Regional e representam, de acordo com Pereira, o momento no qual os secretários trocam ideias, tiram dúvidas, discutem políticas estaduais e federais e apresentam possíveis soluções no que toca a saúde na região.

A reunião que iniciou às 10:30 da manhã se estendeu até a tarde e teve cerca de 20 pautas discutidas pelos secretários presentes. O secretário da SMS explicou que, no momento, a maior luta do município é em relação aos atendimentos externos, específicos para aqueles serviços não disponibilizados pelo Município como por exemplo osserviços de referência em traumatologia, oncologia, cardiologia de média complexidade e exames como tomografia e ressonância. Pereira explicou ainda que hoje existe um grande movimento para a municipalização plena, ou seja, a municipalização de todos os serviços do SUS dentro do município. Atualmente, Santa Vitória possui apenas a municipalização na Atenção Básica mas o próximo passo será municipalizar o serviço para que o gerenciamento dos serviços em saúde possa trazer mais benefícios e maior autonomia para a saúde municipal.

O encontro buscou atitudes proativas para sanar as principais dificuldades dos municípios e o que foi discutido na reunião será levado ao âmbito estadual em uma reunião que acontece na próxima semana em Porto Alegre. A presença do COSEMS em Santa Vitória do Palmar, que há cerca de 10 anos não sediava uma reunião de secretários, representa a abertura de Santa Vitória para a região e sua participação ativa no busca de soluções para os problemas de atendimento em saúde.